O SINDOJUS-DF continua sua caminhada pelos Tribunais com o intuito de apresentar formalmente a entidade. Na terça-feira, 08/07/2014, o Diretor Presidente do Sindicato, Bruno Américo Carneiro Santos, acompanhado de dois outros Diretores, Claudia Cardim Leite e Stwart Moacir Machado Gomes, estiveram reunidos com o Presidente do TRF 1ª Região, Desembargador Federal Cândido Ribeiro.
Na oportunidade, o Desembargador foi informado do protocolo do requerimento de reconhecimento da entidade sindical, e presenteado com uma cópia do estatuto do SINDOJUS-DF. O Desembargador Cândido Ribeiro afirmou que o referido documento seguirá o trâmite interno para os registros cabíveis naquele Tribunal e enfatizou que aquela Corte Federal está aberta a analisar aos pleitos que vierem a ser apresentados pelo SINDOJUS-DF.
O Presidente do SINDOJUS-DF colocou em discussão a possibilidade de se ampliar o sistema do PJe a fim de permitir que os oficiais de Justiça do TRF e Justiça Federal da 1ª Região possam lançar eletronicamente as certidões por meio do próprio sistema, eliminando, assim, a devolução física dos mandados certificados, o que agilizará a atividade e diminuirá gastos com material e tempo. O Desembargador Cândido Ribeiro considera viável esta ampliação, registrando, entretanto, que alteração de rotinas devem ser precedidas de um estudo amplo, pois devem ser aplicadas uniformemente em todas a unidades da 1ª Região, a qual é muito extensa.
Nesse diapasão, Bruno Américo apontou que, no âmbito do TRF 1ª Região, um dos temas mais relevantes atualmente é a diminuição do quadro de oficiais de Justiça, que tem ocorrido paulatinamente, e que já existe previsão de mais redução em quantidade significativa.
Essa situação é motivo de grande preocupação por parte dos oficiais de Justiça daquele Órgão. Os servidores reivindicam que essa situação não se concretize, sob pena de aumento da sobrecarga de trabalho e o natural surgimento das nefastas consequências para a saúde do servidor e para a qualidade do trabalho executado.
O Desembargador Presidente, mostrou-se compreensivo quanto a questão, mas asseverou que o Órgão está no limite para novas contratações e a instalação de novas Varas tem exigido o remanejamento dos cargos. Assim, no seu entendimento, o caminho do legislativo é o acertado para o pleito de aumento dos quadros da categoria sendo o projeto de lei de iniciativa do STJ- Superior Tribunal de Justiça (CJF).
O SINDOJUS-DF convoca todos os oficiais de Justiça lotados nos quadros da Justiça Federal no Distrito Federal para formalizarem sua filiação ao sindicato, bem como participar dos debates sobre os temas relevantes ao desempenho de suas funções. É fundamental a eleição de um Delegado Sindical, o qual será um forte elo de ligação do SINDOJUS-DF com seus filiados.
Publicado: Quarta, 09 Julho 2014 15:07