O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), através da Escola de Formação Judiciária, promove o Curso de Técnicas de Segurança para Oficiais de Justiça.
As inscrições já estão abertas e poderão ser solicitadas na página da Escola através da intranet até o dia 1° de março.
O curso de Técnicas de Segurança para Oficiais de Justiça terá a duração de 30 horas/aulas e será realizado entre os dias 07 a 28 de março de 2016.
Ao final do curso os participantes deverão ser capazes de tomar decisões diante de situações que coloquem sua integridade física e/ou moral em risco, adotando, em consequência, medidas preventivas e, em último caso, a reação recomendada ao evento delituoso.
As atribuições dos oficiais de justiça os colocam em um grupo muito particular frente à crescente demanda por segurança. Em outros países, as atividades por eles realizadas são executadas por profissionais com treinamento de segurança: policiais, U.S. Marshals, etc. No Brasil eles trabalham desarmados, sozinhos e em áreas de risco.
O aumento da violência no Distrito Federal e de riscos que os oficiais de justiça se expõem ao exercerem sua atividade laboral nas ruas só diminuem com o emprego de técnicas e procedimentos de segurança hábeis a garantir sua integridade física, emocional, psicológica e moral. Os oficiais de justiça atuam cumprindo mandados em ambiente externo, sozinhos, tratando diretamente com partes, advogados e outros. Nesse contexto podem ser surpreendidos pela violência urbana ou mesmo por reações de partes que direcionam sua insatisfação com a prática do ato processual na pessoa do oficial de justiça.
Durante o curso o oficial de Justiça aprenderá as seguintes técnicas de segurança:
- Identificar os riscos advindos da carreira de oficial de justiça. Utilizar as ferramentas e os mecanismos de defesa contra os principais meios de atentado à vida; Avaliar os requisitos necessários para a adoção das medidas preventivas adequadas e, em último caso, da correta reação ao evento delituoso.
- Identificar e utilizar técnicas de combate.
- Identificar e utilizar técnicas de defesa contra facas e objetos perfuro cortantes.
- Identificar e utilizar técnicas de desarme de armas de fogo;
- Reconhecer estratégias da Direção Defensiva e Evasiva
Docentes:
* Gabriel Dias Dantas: Graduado Gestão de T.I (Universidade Católica de Brasília), Licenciando em Educação Física (UnB) e Especialista em Exercício e Saúde em Populações Especiais (Universidade de Coimbra - Portugal); Praticante de artes marciais há 22 anos, Faixa roxa – Caratê, 3º faixa - Kung Fu Wushu, praticante de Tai Chi Chuan. Certificado em manejo de armas curtas, armamento e tiro, defesa pessoal e imobilizações táticas, Instrutor de Defesa pessoal Feminina, Bastão Retrátil,Proteção de Autoridades, direção defensiva e Evasiva e condução de autoridades, uso progressivo da força, Primeiros socorros e combate a incêndios e operador do armamento não letal TASER X-26. Certificado em Instituições tais como SOTAI, BOPE/PMDF, Corpo de bombeiros do Distrito Federal e territórios, CATI, ASSEG CURSOS - ASSESSORIA EM SEGURANÇA, entre outras.
* Aristóteles Miranda de Carvalho: Graduado em Educação Física (UnB) e Direito (IESB), possui cursos de proteção de autoridade; formação de instrutores internos para a área de segurança e vigilância; segurança de dignitários; capacitação de instrutória interna. Tri-Campeão Brasiliense de Boxe (2001, 2002 e 2003); campeão centro-oeste de boxe (2002); bi-campeão brasiliense de jiu-jitisu (2000 e 2003); campeão centro-oeste de jiu-jitsu (2003); vice-campeão internacional de jiu-jitisu (2007); quarto lugar mundial de jiujitsu (2008) e campeão mundial de jiu-jitsu (2005). Faixa preta de jiu-jitsu, instrutor de boxe e defesa pessoal.
* Naor Gorga Luna: Graduado em Educação Física pela UnB; instrutor de Judô faixa preta tendo concluído o curso de especialização “Budo Especialization Program” na International Budo university, Katsuura City, Japão; realizou diversos cursos na área de proteção de autoridades, defesa pessoal, combate a incêndio, direção defensiva e evasiva; instrutor TASER X26 e M26 certificado pela TASER INTERNATIONAL (Primeira turma no Brasil habilitada a formar operadores Taser); lotado na escolta do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios desde 2011.
* Emerson Alves de Gusmão: Pós-graduado em políticas e gestão em segurança pública. Certificado pelo DPOE- Curso de intervenção rápida em recinto carcerário. Professor de JIU-JITSU Faixa Preta dois graus. Habilitado em Defesa Pessoal pelo MESTRE ROLKER GRACIE faixa vermelha e preta sete graus. Instrutor de Defesa Pessoal, Campeão Mundial na categodoria master nas faixas azul, roxa e marrom; Campeão Sul Americano e do Open Internacional na faixa preta - JIU-JITSU.
Fonte: Sindicato dos Oficiais de Justiça do DF (Sindojus-DF)