sexta-feira, 28 de março de 2025
SINDOJAF se reúne com a Presidente do TRT/23 para tratar pautas importantes da categoria
quinta-feira, 27 de março de 2025
Prezados Oficiais de Justiça,
Hoje tomamos conhecimento de uma decisão liminar tomada sem nos ouvir suspendendo provisoriamente o processo de ampliação da base do SINDOJUS/DF (SINDOJAF). Da mesma forma que ocorreu da outra vez, verificamos que os sindicatos gerais têm apresentado argumentos falsos que em uma primeira análise podem levar a decisões equivocadas, ainda que tenhamos obtido quase totalidade de decisões favoráveis em todos esses processos.
Assim, nossos advogados já verificaram uma série de razões para a reconsideração da decisão (que serão apresentados nos autos). Em breve o recurso será interposto e temos convicção de que iremos reverter novamente e o processo de continuação do Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça Federais seguirá de vento em popa!
O processo de criação do sindicato observou rigorosamente todas as exigências legais e estatutárias e isso está sendo demonstrado em todas as demandas. Nas diversas decisões que indeferiram a pretensão deles restou clara a legalidade integral.
Para além da questão jurídica, não iremos permitir que a Fenajufe e os sindicatos gerais continuem segurando na “marra” os Oficiais de Justiça. Eles querem continuar alegando que representam os Oficiais para atuar contra os nossos interesses ao apresentar um PCS extremamente prejudicial e que não contempla nenhuma das demandas da nossa categoria, como reajuste linear, incorporação da GAJ no VB, recomposição anual obrigatória da IT, retorno do cargo próprio etc.
Quase 1.000 Oficiais de Justiça deram o recado na assembleia para todos ouvirem. Nossa categoria deliberou em assembleia democrática pela criação do SINDOJAF!
Portanto, os Oficiais podem ficar tranquilos. Apesar de toda a perseguição, em breve estaremos completamente libertos da Fenajufe e dos sindicatos gerais. A liberdade sindical dos Oficiais vai prevalecer! Justiça para os Oficiais!
Forte abraço a todos!
Diretoria do SINDOJUS/DF (SINDOJAF)
terça-feira, 25 de março de 2025
25 de março – Dia Nacional dos Oficiais de Justiça
Presença. Coragem. Comprometimento. Essas são marcas de quem escolhe, todos os dias, tornar efetiva a missão da Justiça.
Neste 25 de março, o SINDOJAF homenageia os Oficiais e Oficialas de Justiça, profissionais fundamentais para o funcionamento do Judiciário, que atuam com firmeza, técnica e sensibilidade em cada passo da concretização da Justiça.
Com preparo e responsabilidade, são eles que percorrem ruas, comunidades e áreas distantes, garantindo que decisões tomadas no âmbito da Justiça cheguem a quem realmente importa: a sociedade. Sua atuação exige equilíbrio diante de situações complexas e, muitas vezes, desafiadoras. Cada mandado cumprido é uma expressão concreta do direito em movimento.
Ser Oficial de Justiça é estar presente onde a Justiça precisa se fazer visível. É transformar palavras em ações, e decisões em realidade. É ser elo direto entre o Judiciário e o cidadão, com ética, humanidade e bravura.
O SINDOJAF tem orgulho de representar essa categoria essencial, que contribui diariamente para que o sistema de Justiça funcione com integridade e alcance. Nossa luta permanente é por reconhecimento, valorização e segurança. Mas hoje, mais do que nunca, é dia de reverência.
A todos os Oficiais e Oficialas de Justiça: vocês são força, presença e dignidade. São o passo que leva a Justiça adiante.
Parabéns pelo seu dia. O nosso respeito e admiração caminham com vocês.
Uma homenagem do SINDOJAF - Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça Federais.
segunda-feira, 24 de março de 2025
Vitória importante para os Oficiais de Justiça!
A UniOficiais/BR conquistou mais um avanço significativo para a categoria!
Em recurso administrativo, o TRT da 2ª Região reconheceu o direito dos Oficiais de Justiça que cumprirem os requisitos para aposentadoria com base nas regras de transição anteriores à Reforma da Previdência (EC 103/2019) a receberem o abono de permanência.
A decisão reafirma que, enquanto não for editada a lei regulamentadora prevista no art. 40, §19 da Constituição Federal, o direito ao abono de permanência está assegurado àqueles que optarem por continuar em atividade, mesmo já podendo se aposentar. Inclusive, os colegas que estiverem nessa condição também fazem jus ao retroativo desde o momento em que os requisitos foram cumpridos independentemente de requerimento prévio, conforme decidido pelo STF.
Essa vitória já havia sido conquistada no TRT da 7ª Região e reforça o compromisso da UniOficiais/BR na defesa dos direitos da categoria, lutando agora pela extensão desse entendimento para todos os tribunais federais do país.
Seguimos firmes na luta em defesa dos Oficiais de Justiça!
#SINDOJAF #UniOficiaisBR #OficialDeJustiça #VitóriaDaCategoria #AbonoDePermanência #Previdência #JustiçaFederal #DireitosGarantidos
Homenagem merecida no Fórum do Gama/DF!
quarta-feira, 19 de março de 2025
Instituto Unojus e entidades filiadas intensificam articulação na Câmara dos Deputados pela pauta do PL 4015/2023
Nesta terça-feira (18/03/2025), o Instituto Unojus e suas entidades filiadas (AOJUS/DF, ASSOJAF/PR, SINDOJUS/CE, SINDOJUS/MG, SINDOJAF e UniOficiais/BR) passaram o dia na Câmara dos Deputados trabalhando para confirmar a inclusão do Projeto de Lei 4015/2023 na pauta do dia 25/03. O objetivo também inclui a liberação do acesso pelos Oficiais de Justiça para o acompanhamento da votação nas galerias.
Com esse propósito, foi apresentado requerimento ao Departamento de Polícia Legislativa e à 1ª Vice-presidência da Câmara, titularizada pelo Deputado Altineu Cortes (PL-RJ), que presidirá as sessões da próxima semana. O direcionamento do requerimento se deve à viagem do Presidente da Câmara, Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), ao Japão, acompanhando o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para acordos comerciais na próxima semana. Contudo, a confirmação da pauta do PL 4015/2023 deverá ocorrer apenas na reunião do Colégio de Líderes, marcada para a manhã de quinta-feira.
Paralelamente, a equipe do Unojus acompanhou de perto as negociações para definição das Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados, que se estenderam até à noite. As comissões de maior interesse para os Oficiais de Justiça foram distribuídas da seguinte forma:
- **Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC)** - ficou com o União Brasil;
- **Comissão de Finanças e Tributação (CFT)** - ficou com o PT;
- **Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado** - ficou com o PL;
- **Comissão de Administração e Serviço Público** - ficou com o Avante.
Os nomes serão indicados pelos partidos para a presidência das comissões até a manhã de amanhã (quarta-feira), quando serão oficialmente instaladas. A CCJC e a CFT terão suas eleições de presidente e vice-presidentes às 10h, enquanto a Comissão de Segurança Pública e a Comissão de Administração e Serviço Público farão suas eleições às 14h.
O Instituto Unojus continuará acompanhando todas as movimentações para garantir o melhor andamento possível dos projetos de interesse dos Oficiais de Justiça nas comissões.
Outro ponto de atenção é a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), fundamental para viabilizar a nomeação dos aprovados nos concursos para Oficiais de Justiça. Amanhã (19/03), às 14h, haverá uma reunião com os líderes da Comissão Mista de Orçamento, presidida pelo Deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), para debater o texto. Na quinta-feira (20/03), às 10h, ocorrerá a leitura do relatório pelo relator, Senador Ângelo Coronel (PSD-BA), com abertura do prazo para apresentação de destaques. Já na sexta-feira (21/03), às 10h, o texto será votado na Comissão. Mas ainda não está marcada a sessão do Congresso Nacional para votação do texto.
Seguiremos atentos e mobilizados para garantir avanços nas pautas de interesse dos Oficiais de Justiça.
quinta-feira, 13 de março de 2025
PL 4015/2023 SERÁ PAUTADO NO DIA NACIONAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA!
Após intensa articulação política na Câmara dos Deputados, o PL 4015/2023, que reconhece a atividade de risco dos Oficiais de Justiça e agrava as penas para crimes cometidos contra esses profissionais no exercício de suas funções, será pautado para deliberação no Plenário da Câmara no dia 25 de março de 2025 – **Dia Nacional do Oficial de Justiça**.
A escolha dessa data para a votação **simboliza o reconhecimento da importância da categoria e a urgência na aprovação da matéria**. A **perspectiva de aprovação é muito positiva**, mas o trabalho continua para garantir esse avanço fundamental para a segurança e valorização dos Oficiais de Justiça.
**TRABALHO INTENSO JUNTO AOS LÍDERES PARTIDÁRIOS**
Nas últimas semanas, o **Instituto UNOJUS e suas entidades filiadas – AOJUS/DF, ASSOJAF/PR, SINDOJUS/CE, SINDOJUS/MG, SINDOJAF e UniOficiais/BR – intensificaram as articulações políticas**, visitando **os principais líderes da Câmara dos Deputados e suas equipes técnicas**.
Nos encontros, **foram entregues notas técnicas e documentos que demonstram a crescente violência contra os Oficiais de Justiça**, reforçando a necessidade urgente da aprovação do **PL 4015/2023**.
**Líderes que apoiam a causa e foram fundamentais na articulação:**
📌 **Deputado Gilberto Abramo (Republicanos/MG)** – Líder do Republicanos
📌 **Deputado Mário Heringer (PDT/MG)** – Líder do PDT
📌 **Deputado André Figueiredo (PDT/CE)** – Líder da Maioria
📌 **Deputado Domingos Neto (PSD/CE)** – Corregedor da Câmara dos Deputados
📌 **Deputado Sóstenes Cavalcante (PL/RJ)** – Líder do PL
📌 **Deputado Rafael Prudente (MDB/DF)** – Vice-líder do MDB
📌 **Deputado Jonas Donizette (PSB/SP)** – Vice-líder do Governo no Congresso
📌 **Deputado José Guimarães (PT/CE)** – Líder do Governo na Câmara
📌 **Deputado Prof. Reginaldo Veras (PV/DF)** – PV/DF
📌 **Deputado Aureo Ribeiro (SD/RJ)** – Líder do Solidariedade
📌 **Deputado Alberto Fraga (PL/DF)** – Presidente da Comissão de Segurança Pública
📌 **Deputada Talíria Petrone (PSOL/RJ)** – Líder do PSOL
📌 **Deputado Rodrigo Gambale (Podemos/SP)** – Líder do Podemos
📌 **Deputado Pedro Campos (PSB/PE)** – Líder do PSB
A todos os líderes e parlamentares que entenderam a **necessidade urgente de aprovação do PL 4015/2023**, o nosso muito obrigado! Seguimos confiantes e firmes nessa luta.
**O PAPEL DOS LÍDERES NA CÂMARA E A IMPORTÂNCIA PARA O PL 4015/2023**
Na Câmara dos Deputados, **os líderes partidários têm um papel essencial** na construção de consensos e na definição das pautas que serão discutidas e votadas. **Eles representam suas bancadas e influenciam diretamente os rumos das matérias legislativas**, articulando posicionamentos e buscando viabilizar a aprovação de projetos de interesse comum.
No caso do **PL 4015/2023**, a atuação junto aos líderes foi **fundamental para garantir que a matéria fosse pautada no Plenário e tivesse apoio na votação**.
Agora, com a **votação marcada para o Dia Nacional do Oficial de Justiça**, o trabalho será **ainda mais intenso para garantir a aprovação** desse projeto tão importante! Os destaques dos Oficiais de Justiça são o 10 e o 13!
📢 **A categoria precisa estar mobilizada! Vamos garantir essa conquista histórica no dia 25 de março!**
#UNOJUS #PL4015 #OficiaisDeJustiça #SegurançaJá #AprovaçãoNoPlenário #Justiça #AtividadeDeRisco #ValorizaçãoProfissional #ColégioDeLíderes
quarta-feira, 12 de março de 2025
Insegurança: oficiala de Justiça de Guarapari sofre tentativa de homicídio, agressão e ameaça durante busca e apreensão de bens
segunda-feira, 10 de março de 2025
CNJ publica nota de repúdio a agressão contra Oficiala de Justiça em Minas Gerais
NOTA DE REPÚDIOO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) repudia veementemente a agressão sofrida pela oficial de justiça Maria Sueli Sobrinho enquanto trabalhava, neste sábado, dia 8 de março. A servidora pública do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi agredida durante o cumprimento de um mandado judicial na cidade de Ibirité, que fica cerca de 21 km de Belo Horizonte.Além de ser uma agressão à Justiça, o caso se torna tanto mais grave por constituir, também, agressão contra uma mulher que desempenhava o seu trabalho. Todo tipo de agressão às mulheres é inadmissível e não pode ser tolerado. E este caso é ainda mais chocante por ter ocorrido no Dia Internacional das Mulheres, data que simboliza a luta por igualdade, respeito e contra a discriminação.O CNJ se solidariza à servidora Maria Sueli e confia na apuração rápida e eficaz desse crime, com a devida responsabilização do agressor. O Departamento Nacional de Polícia Judicial do CNJ foi acionado e acompanhará o caso junto com o TJMG.A agressão a oficiais de justiça tem sido um problema recorrente no Brasil, e a categoria tem reiteradamente cobrado medidas para garantir sua segurança no cumprimento das determinações judiciais. O posicionamento do CNJ reforça a importância da proteção aos servidores públicos que atuam na linha de frente do Judiciário.
domingo, 9 de março de 2025
NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça Federais - SINDOJAF manifesta seu mais profundo repúdio à violenta agressão sofrida pela Oficiala de Justiça Maria Sueli Sobrinho, da Comarca de Ibirité/MG, no último dia 8 de março, enquanto cumpria o seu dever funcional. O fato se torna ainda mais revoltante por ter ocorrido no Dia Internacional da Mulher, uma data de luta por direitos, respeito e igualdade.
Policial militar é preso após agredir oficial de Justiça em Minas Gerais
"Em um dia que você deveria receber parabéns e felicitações, você recebe uma agressão como essa. O dano psicológico é pior que o físico. E eu gosto de trabalhar, sabe? A gente vê relato de mulheres que se sentem envergonhadas, mesmo sem terem feito nada, agora eu entendo", disse a vítima, ao g1.
"Ele se irritou muito quando falei isso. Foi uma reação que não entendi. Não estava esperando. Tenho 19 anos de serviço, achei que contornaria a situação. ", comentou Sueli.Cabeçada no rosto
Ainda segundo o registro policial com os relatos da vítima, o militar saiu do veículo descontrolado e partiu para cima de Sueli. Enquanto brigava por ter sido orientado, ele duvidou que a mulher era, de fato, uma oficial de justiça.
A mulher foi até o carro que usa a trabalho e pegou sua documentação para comprovar sua função no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no entanto, o policial se irritou mais.
Foi quando Sueli ameaçou acionar a polícia por ter sido intimidada e desacatada, e disse que chamaria uma viatura.
"Eu falei que chamaria uma viatura, e ele falou: 'aqui sua viatura', e me deu uma cabeçada no nariz. Eu falei para ele parar, que ele seria preso, foi aí que ele falou que não daria nada para ele, só lesão corporal, e me deu um soco na boca. Eu caí no chão, atordoada, fiquei sem saber o que estava acontecendo", afirmou Sueli.Quando viu que a vítima estava ligando para a polícia, o militar fugiu.
Ameaças
"Você é um terceirinho, eu sou antigão". Quero saber quem é o major que bateu no peito e falou que ia me pegar", disse o suspeito aos militares que atendiam a ocorrência.
"Você é um terceiro, e recruta. Eu sou antigão e mais homem que você. Tire essas algemas que vou te arrebentar, e não vou me ver com você na Justiça Militar, vou ver você fora", disse o suspeito ao policial que atendeu a ocorrência.