O primeiro deles é a PEC 10/2023 (quinquênios), que consta na pauta do Plenário do Senado Federal como primeiro item desta terça-feira (30), às 14 horas. A sessão será semipresencial. Essa é a quarta sessão de discussão. Antes da apreciação no primeiro turno, a PEC precisa passar por cinco sessões de debates, razão pela qual, em tese, nesta terça ainda não poderá ser deliberada. A matéria tem sido objeto de muitos debates na imprensa por causa do impacto orçamentário. Os servidores públicos constam no texto como beneficiários, mas mediante algumas condicionantes. A UniOficiais (Associação Nacional e sindicato) ainda busca um caminho para melhorar o texto para toda a categoria.
Também figura na pauta do Plenário do Senado Federal nessa mesma sessão como quarto item o PL 4015/2023, que reconhece a atividade de risco para algumas categorias, incluindo os Oficiais de Justiça. Trata-se da mesma forma de sessão de discussões. O Senador Weverton Rocha foi designado relator de plenário. Há um requerimento de urgência da CCJ que poderá agilizar a tramitação da matéria. O prazo para emendas vai de até 3 de maio. E como foi apresentada uma emenda de Plenário, a informação obtida pela UniOficiais é que o PL será retirado de pauta para o relator realizar a análise e apresentação no momento oportuno (provavelmente na próxima semana). "Estamos buscando a manutenção do relatório do Senador Weverton Rocha da forma como foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça", explica o presidente Gerardo Lima.
Por fim, o Projeto 429/2024 estava como quarto item da pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal para a reunião desta terça (30), às 10 horas. Contudo, a reunião foi cancelada. Esse PL trata das custas no âmbito da Justiça Federal e o objetivo da UniOficiais é apresentar emendas para inserir questões relevantes para os Oficiais de Justiça.
Todas as informações sobre cada PL serão divulgadas ao longo desta semana. Fique atenta(o)!
Todas as informações sobre cada PL serão divulgadas ao longo desta semana. Fique atenta(o)!