A UniOficiais (sindicato/associação nacional) e a Anastic apresentaram, nesta segunda-feira (17), a minuta do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Poder Judiciário da União oroposta pelas entidades para o novo Coordenador do Fórum de Carreiras do CNJ, Conselheiro Guilherme Feliciano. Na oportunidade, os representantes sindicais/associativos explicaram a conjuntura de desvalorização dos servidores do PJU e a consequente necessidade de recomposição remuneratória e alterações nas carreiras para manter a atratividade dos cargos.
Foram expostas as premissas do PCS, com a incorporação da GAJ no vencimento básico, reajuste isonômico de 33% divididos em três anos para todos os cargos, melhorias no adicional de qualificação, instituição do adicional de incentivo funcional, definição das balizas do adicional de atividade penosa, recriação do cargo de Oficial de Justiça e criação dos cargos de Consultor e Especialista de Tecnologia da Informação juntamente com a GAPTIC. Ainda se demonstrou a perfeita viabilidade econômica para a implementação da proposta.
O Conselheiro recebeu muito bem o plano, concordando com a necessidade de recomposição de todos os cargos para garantir a valorização dos servidores e considerando que a proposta segue uma linha bastante razoável. Feliciano declarou que conhece a difícil realidade dos servidores e que apoiará as medidas necessárias para o reconhecimento do trabalho fundamental que desempenham pela sociedade.
Informou, ainda, que fará o esforço necessário para alcançar um resultado concreto no Fórum de Carreiras do CNJ. Com esse intuito, na reunião desta quarta-feira (19), irá propor um regime de funcionamento que viabilize a construção de uma pauta mínima com condições de aprovação junto à Administração; e disse contar com as entidades na busca de um denominador comum.
"Agradecemos ao Conselheiro pela oportunidade de apresentar o nosso PCS e debater as propostas que melhor podem atender às demandas da categoria. Seguiremos buscando a aprovação do PCS mais justo para todos", finaliza o presidente da UniOficiais, Gerardo Lima.